fbpx
X


Há 38 anos, nascia no Sul de Minas Gerais uma das primeiras empresas no ramo de marmoraria, a Caroana Granitos. Seu fundador, Anuel Rodrigues de Almeida em parceria com seu cunhado, decidiram abrir uma sociedade na cidade de Cambuí. No começo de sua trajetória, Anuel saiu da zona rural para tentar uma vida melhor na cidade de São Paulo, levando toda a família, esposa e filhos. Trabalhou durante 30 anos na empresa Brasilit em São Paulo, como inspetor de qualidade, onde fez um curso específico para inspetor, além de cursar desenho mecânico, o que abriria as portas para um emprego. Na época as finanças eram difíceis, então sua esposa, Noemia Pereira de Almeida, o ajudava na costura de calças, que por sua vez, Anuel vendia para os colegas de serviço da empresa.

 

Moravam em uma casa simples, em que a janela dava para a rua e os vizinhos na ocasião, sentavam e conversavam, não deixando Anuel descansar nas suas horas vagas. Com a ajuda de um pedreiro fizeram uma reforma para adaptar o local de sua janela. Foi sugerido que ele colocasse uma pedra de granito para dar um acabamento de rampa, seria mais simples, e de fácil instalação. Curioso, Anuel foi observar de perto como tudo funcionava. Ficou encantado e fascinado com o maquinário, achou incrível como um equipamento podia cortar a pedra com tanta facilidade. Ali nasceu o projeto de um dia retornar para sua cidade natal e abrir seu próprio negócio. Em junho de 1981, Anuel realizava seu grande sonho, surgindo então, a empresa Caroana Mármores e Granitos, nome dado pelos fundadores (Anuel e seu cunhado) na junção dos nomes de suas filhas, Carolina e Fabiana.

Por ser uma novidade, nos primeiros anos de fundação, sua esposa continuou ajudando-o financeiramente, isso só fazia com que cada vez mais trabalhasse para seu próprio desenvolvimento. Esse ato de coragem e união, fez com que a marmoraria se desenvolvesse, tornando-se referência na região.

Um ciclo havia concluído, e agora começava outro grande sonho de um dia passar a empresa para alguém da família.

Não imaginava que seria seu neto, Samuel Pereira de Almeida, que desde criança visitava a empresa, mas nunca se imaginou trabalhando com seu avô.

 

Samuel construiu sua própria empresa em outra cidade, mas ela não deu certo, seu avô tornou-se seu sócio e o trouxe para Cambuí, ao lado da marmoraria.

Nessa época os dois ficaram mais envolvidos e naturalmente ele começou a pegar gosto pelo negócio, pois via o quanto isso significava para o homem que sempre ele admirou, e o tanto que ele tinha se esforçado para construir tudo aquilo.

Em um período de dois anos, Anuel e Samuel, trabalharam juntos e o avô pôde passar ao neto o aprendizado, o valor, e o carinho pela marmoraria. Em 2012, Anuel veio a falecer, uma grande perda para uma empresa pioneira em relação a mármores e equipamentos especializados.

Atualmente, Samuel conta com a ajuda de sua esposa, Priscilla Rubbo, que também entrou para o empreendimento há cinco anos para transformar a marmoraria em referência de honestidade, carinho, confiança e amizade, valores que aprenderam e desenvolveram com o patrono da empresa.

Com uma equipe de 12 colaboradores, a empresa, além de atender o Sul de Minas, tem projetos em outras regiões, envolvendo São Paulo e Campinas. Há também uma novidade que é o Canal Entre Mármores e Granitos, em que Samuel e Priscilla gravam vídeos levando conhecimento, valor pessoal, profissional e respeito com o trabalho realizado. “O maior presente que você pode dar a uma pessoa é você ser o exemplo que ela um dia foi”, Samuel concretiza essa frase, inspirada em seu avô, levando para a empresa e para a vida.

 

Os empreendedores acreditam que, em tudo o que fazem, conseguem transmitir uma emoção. “Temos um sonho de construir uma empresa referência em marmoraria, limpeza, segurança do trabalho, trazendo mais dignidade e inovação para todos os componentes da equipe. Estamos trabalhando para agregar cada vez mais organização e qualidade de vida dentro do nosso trabalho e para as pessoas que nos rodeiam”.

R. Ver. Ângelo Bernardo Faccio, 261, Centro - Cambuí / MG
contato@caroana.com.br | www.caroana.com.br
Instagram: @caroanamarmoraria facebook: /caroanamarmoraria

 

LINK DA MATÉRIA